EDITAL – DOSSIÊ MACABRO: INSETOS
Atualizado: 24 de jul.

Você já escutou um zumbido ameaçador e não conseguiu determinar sua origem? Sentiu um calafrio quando diminutas e ásperas patas correram pelo seu corpo? Muitas vezes não percebemos sua presença até encontrarmos as marcas que começam a coçar.
Insetos.
Eles estão por toda a parte e não há ambiente em que não consigam sobreviver. De seus cantos escuros, tocas e casulos, observam a humanidade... soberba e temporária.
Estes pequenos seres vivos, aparentemente frágeis e nefastamente belos, costumam ser apenas um detalhe de cenários obscuros, mas aqui eles são os protagonistas. Assim, nesse Dossiê Macabro: insetos, buscamos histórias onde o asco e o medo se misturam. Você tem estômago para isso?
Regras temáticas:
Todos os contos devem ser de terror, em qualquer uma de suas vertentes, contanto que o contexto da história seja realista.
A história deve obrigatoriamente ser situada no Brasil.
A trama pode envolver qualquer tipo de interação com insetos, sendo a criatividade o único limite!
A proposta do edital não é seguir um rigor científico, portanto qualquer animal popularmente entendido como inseto pode ser utilizado nas histórias, por exemplo, um aracnídeo, quilópode etc.
Conteúdo gore ou de cunho sexual está autorizado.
Regras de formatação:
As obras a serem inscritas devem estar escritas em língua portuguesa, no formato de conto com o máximo de 25 mil caracteres com espaço. Não há mínimo de caracteres.
HQs serão aceitas para avaliação e devem ter até 20 páginas no formato A5, branco e preto.
O envio das obras para seleção deve ser feito através do e-mail: dossiemacabro@gmail.com
O assunto do e-mail deve ser “Inscrição INSETOS – nome do seu conto”.
O CONTO deve ser nomeado apenas com o NOME DO CONTO. O nome do autor pode aparecer no e-mail, mas não pode estar em lugar nenhum do arquivo do conto. Caso esteja, será desclassificado.
O arquivo a ser anexado deve ser do tipo DOC (Word) com formatação em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, formato A4.
Todos os diálogos do conto devem ser feitos com travessão (que não é a mesma que hífen nem meia-risca) e não aspas. Não utilizar itálico em diálogos.
Palavras em idiomas estrangeiros, gírias e pensamentos de personagens devem ir em itálico.
Inscrições:
As inscrições estarão abertas a partir do dia 30 de junho de 2023 e se encerrarão no dia 31 de agosto de 2023, às 23:59 horas, horário de Brasília.
O limite de envios é de 2 contos por autor.
A previsão de contos selecionados é de 15 a 20, o que pode, ocasionalmente, mudar, de acordo com a quantidade recebida de contos.
A antologia conta com uma autora convidada, Verena Cavalcante, que assim como os organizadores terá seu conto publicado no livro sem a necessidade de aprovação no edital.
Todos os autores devem ser maiores de idade.
Direitos autorais e lançamento:
A antologia será lançada por meio de financiamento coletivo na plataforma Catarse. A participação dos autores no livro é gratuita, sendo imprescindível que ajudem ativamente na campanha, por meio de posts de divulgação, vídeos, releases e marketing pessoal.
A participação ativa no grupo de WhatsApp da antologia é obrigatória.
Cada autor terá uma meta individual de livros a serem apoiados no Catarse. Será criado um link personalizado para cada participante e por meio desse link poderão ser contabilizadas as vendas. Caso o autor deseje, ele poderá adquirir esses livros pessoalmente na campanha. A meta de vendas de cada autor é de 6 (seis) exemplares.
Os autores selecionados receberão como pagamento de direitos autorais exemplares de acordo com as metas alcançadas no financiamento coletivo, sendo a meta inicial de 2 exemplares por autor ao ser batida a meta de 100% da campanha, enviadas gratuitamente.
Cada autor receberá, também, marcadores de páginas e outros brindes temáticos da antologia.
Após a primeira tiragem, os autores poderão comprar mais exemplares diretamente com a editora com o desconto de 35% sobre o preço de capa.
Os organizadores:
Em nossas antologias, buscamos sempre a ajuda de autores já veteranos da Diário Macabro para a organização e seleção do trabalho. Escolhemos dessa forma, pois sabemos que são autores que já conhecem o funcionamento da editora, além de que a qualidade de seus contos estará garantida. Confira os organizadores dessa edição:
Daniel Freitas: Nascido em 88, Daniel Freitas é amante do horror e do insólito desde criança. Publicou de forma independente o livro Portais Quebrados em 2021. Também possui contos em diversas coletâneas publicadas e vindouras, como: 1ª Coletânea PodLetras (Conto vencedor) – PodLetras Podcast; Sriptzine Horror Cósmico e Sriptzine Espada & Feitiçaria - Editora Skript; Antologia de Halloween 2021 - Editora Ronin; Outros Brasis da Ficção à Vapor - Editora Caligo; Hospital de Brinquedos - Editora Uli; Terror das Criaturas Noturnas e Caçadores da Noite - Editora Tribus; entre outras. Na Diário Macabro, participou das antologias POE: Re-imaginado e Volumes Dissonantes (da qual seu conto “Depoimento 1412” foi Finalista no V Prêmio ABERST 2022), sendo o Dossiê Macabro: insetos sua primeira organização para a editora.
Rafael Tsuchiya: Nascido em São Bernardo do Campo/SP, Rafael é biomédico por formação e já publicou contos em diversas antologias e de forma independente pela Amazon, sendo eles, em sua maioria, voltados para o terror e suspense. É vencedor do prêmio Reflexo Literário de 2021 na categoria “melhor e-book” e vencedor do 2° WBR Awards na categoria “livro do ano 2022”. Pela Diário Macabro, participou das antologias Manicômio Salgueiro, O caso Fylo-Medusa, Dossiê Macabro: OVNI, Dossiê Macabro: Taxi, Brasil Macabro e Destino: Eclipse.
Autora convidada:
Verena Cavalcante é autora, tradutora e revisora de textos. Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, trabalha no mercado editorial há mais de uma década. Como autora, escreveu três livros de contos e participou de diversas antologias e revistas digitais. Inventário de Predadores Domésticos, lançado pela Darkside Books, é seu último trabalho publicado.