• Diário Macabro

Edital da antologia “Destino: Eclipse”



Sinopse:

A humanidade passa por uma Era das Trevas espacial. A Terra é um planeta seco, sem vida, restando pouca esperança para as gerações futuras. A sociedade vive nas colônias terraformadas que se sustentam parcamente, mantendo todo e qualquer recurso que se conseguiu preservar. É nos confins do universo que a salvação surge como um respiro de ar fresco: um novo planeta é encontrado, aparentemente contendo condições de vida muito semelhantes ao planeta Terra. Devido ao fato deste novo mundo constantemente bloquear a passagem de luz estelar para o restante do sistema planetário, ele é nomeado Eclipse.

Então, uma missão é dada aos tripulantes da nave-capital Alvorada, que tem como objetivo estudar Eclipse, coletar recursos e assentar colônia. Pesquisadores das mais distintas áreas do conhecimento científico (biológico, humano e/ou exato) foram recrutados para esta missão. Geólogos, publicitários, antropólogos, historiadores, físicos, engenheiros, linguistas são exemplos de profissionais que poderiam estar nestas tripulações. Assim como outros especialistas, representantes do governo, militares, sujeitos responsáveis pela montagem de equipamentos, manutenção de experimentos ou segurança das equipes.

Ainda no espaço, uma explosão misteriosa acontece logo após a nave Alvorada ejetar várias cápsulas de aterrissagem e naves de carga na atmosfera de Eclipse. O terror toma conta dos tripulantes, a conexão com o comando é perdida, diversos veículos de transporte humano e de suprimentos alimentícios, científicos e militares também explodem antes de chegar ao solo. Os caminhos são separados e poucos sobrevivem à queda.

Longe de casa, desconectados da nave-capital e das outras equipes que se espalharam por Eclipse, caberá aos sobreviventes explorar um planeta que lhes é estranho.


Temática:

Todos os contos devem ser de terror ou ficção científica, levando em conta as premissas do edital - possibilitando explorar subgêneros e suas vertentes.

O conto deve ser obrigatoriamente situado no planeta Eclipse e abordar como os personagens (ou personagem) oriundos dos veículos da Alvorada sobreviverão neste planeta.

Partindo do pressuposto de que cada nave de carga, veículo militar, cápsulas de aterrissagem, pousou em um território diferente em Eclipse, é possível explorar diversas possibilidades de cenários, tais como: desertos, florestas, geleiras, cavernas, pântanos, vales, etc.

Exemplos de contextos que podem ser trabalhados: o horror cósmico com um monstro desconhecido do planeta; space noir investigativo, para tentar descobrir o que aconteceu com a Alvorada; space fantasy, com objetos mágicos de uma possível sociedade antiga que habitara Eclipse; ficção científica militar, no qual, porventura, pode ocasionar num sistema de opressão entre os sobreviventes, causando brigas internas.

Perguntas que podem ajudar a pensar criativamente na hora de compor os contos: Como os sobreviventes se alimentarão em Eclipse? Haverá vasta disposição tecnológica para enfrentar os perigos? É possível estabelecer comunicação entre os sobreviventes de outras cápsulas? Há perspectiva de obter contato com as colônias da Terra? Que tipos de seres ou formas de vida serão encontrados no planeta? Eclipse já foi habitado?

Lembrando que a proposta central da antologia é explorar as histórias de sobrevivência humana neste planeta desconhecido. Horror é bem-vindo, ficção científica é bem-vinda. A fusão de ambos os gêneros, é perfeito!


Regras de formatação:

As obras a serem inscritas devem estar escritas em língua portuguesa, no formato de conto com o máximo de 25 mil caracteres com espaço. Não há mínimo de caracteres.

O envio das obras para seleção deve ser feito através do e-mail: dossiemacabro@gmail.com

O assunto do e-mail deve ser “Inscrição DESTINO: ECLIPSE – nome do conto”. O CONTO deve ser nomeado apenas com o NOME DO CONTO. O nome do autor pode aparecer no e-mail, mas não pode estar em lugar nenhum do arquivo do conto. Caso esteja, será desclassificado.

O arquivo a ser anexado deve ser do tipo DOC (Word) com formatação em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, formato A4. Todos os diálogos do conto devem ser feitos com travessão (que não é a mesma que hífen nem meia-risca) e não aspas. Não utilizar itálico em diálogos. Palavras em idiomas estrangeiros, gírias e pensamentos de personagens devem ir em itálico.

Inscrições:

As inscrições estarão abertas a partir do dia 11 de dezembro de 2020 e se encerrarão no dia 11 de fevereiro de 2021, às 23:59 horas, horário de Brasília. O limite de envios é de 2 contos por autor. Apesar disso, apenas 1 conto por autor será selecionado, caso ambos sejam aprovados pelos organizadores. Serão selecionados 15 autores que, somados aos organizadores, totalizarão em 17 contos.

Pagamento:

Cada autor deverá pagar a taxa de 250,00 à vista no boleto ou 270,00 no cartão de crédito, parcelados em até 3 vezes, caso selecionados. Não há taxa alguma para o envio e análise dos textos. Essa taxa dá o direito a 6 (seis) exemplares que serão entregues com frete grátis para cada autor aprovado. Esses exemplares serão enviados como pagamento de direitos autorais da antologia, pelo quais os autores não receberão percentuais financeiros.

Cada autor receberá, também, marcadores de páginas e outros brindes temáticos da antologia. Após a primeira tiragem, os autores poderão comprar mais exemplares diretamente com a editora com o desconto de 35% sobre o preço de capa.


1,397 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo